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Como superar as expectativas do Paciente no tratamento com implantes dentários?

Como superar as expectativas do Paciente no tratamento com implantes dentários?

Em Portugal, são colocados cerca de 200 mil implantes por ano, segundo a Associação Portuguesa de Implantologia Oral. Um número bastante considerável, que traz pertinência a uma pergunta: que ações o Médico Dentista pode ter para superar as expectativas de cada um destes Pacientes?

Veja, a seguir, as valiosas dicas da Dra. Cindy Dodo, Especialista em Implantologia, PhD em Reabilitação Oral e Ambassador S.I.N. Implant System.

A Confiança é a base de tudo

A relação Médico Dentista e Paciente deve, antes de qualquer coisa, ser baseada na confiança. Por isso, é importante que o Dentista pratique a escuta ativa e aja com empatia e acolhimento, atento a todas as dúvidas e necessidades do Paciente.

Vale lembrar: proporcionar uma experiência médico-dentária personalizada para cada Paciente eleva a confiança nos serviços do Médico Dentista e, desta forma, o tratamento tende a fluir bem.

Destaque os pontos fortes do tratamento com implantes

É muito importante que o Médico Dentista exponha para o Paciente as vantagens do tratamento com implantes, considerado o procedimento mais eficaz para reabilitações dentárias. Vale citar que o tratamento pode durar a vida toda e que os dentes ficam incrivelmente semelhantes aos naturais, sendo que a higienização é a realizada da mesma forma e igualmente fundamental.

E que os implantes restituem totalmente a função mastigatória e o sorriso perfeito, exercendo um importante papel na autoestima e socialização dos Pacientes, que ficam livres de constrangimentos ao sorrir.

Os Médicos Dentistas que estão comprometidos em atender às necessidades dos seus Pacientes e que oferecem implantes como a melhor opção de tratamento a longo prazo podem alcançar uma grande excelência pessoal e profissional.

Gold Standard no pós-operatório

E aqui, a confiança entra novamente em jogo. É fundamental que o Médico Dentista esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que o Paciente possa ter, seja com relação ao procedimento realizado, ao uso de medicações ou ao que está por vir.  Neste sentido, vale contar com a ajuda da equipa do consultório, para que nenhum detalhe sobre cada Paciente seja esquecido.

Afinal, assim como em muitas áreas, as habilidades de gerenciamento e comunicação na Implantologia são resultantes do esforço de uma equipa organizada e eficiente.

É interessante investir tempo na formação da equipa para garantir que todos os membros entendam e valorizem os implantes dentários, ajudando a garantir um acompanhamento e controlo eficaz sobre a situação de cada Paciente.

Pratique a Medicina Dentária humanizada

A humanização na Medicina Dentária tem como objetivo oferecer aos Pacientes um atendimento empático e acolhedor, no qual as suas inseguranças e medos são compreendidos, bem como os seus desejos respeitados.

Mas a Medicina Dentária humanizada não está restrita à relação entre o Médico Dentista e o Paciente. Ela também engloba iniciativas para melhorar a experiência do Paciente, como colocar música ambiente, ligar o aromatizador com essências calmantes, oferecer um chá, e a positividade e o entusiasmo do Médico Dentista devem marcar presença. Estas atitudes contribuem para que, ao invés de ouvir do Paciente um “Deixe-me pensar sobre isso”, o Médico Dentista ouça “Parece-me ótimo. Quando podemos começar?”

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