Planejamento e Gestão

Dicas para evitar que os Pacientes faltem às consultas   

Dicas para evitar que os Pacientes faltem às consultas   

O Paciente tem um horário marcado e não aparece. Está certo que circunstâncias imprevistas e simples esquecimentos podem ser a origem da falta e, infelizmente, não é possível eliminar completamente o problema, que impacta a organização financeira do Médico Dentista e prejudica outros Pacientes. Veja algumas dicas!  

Por que os Pacientes faltam às consultas? 

Os motivos são múltiplos, mas sabia que, em muitos casos, o Paciente simplesmente se esquece da consulta?  Principalmente quando o horário é marcado com muita antecedência… Ah, e quando se trata de uma consulta de rotina, a falta muitas vezes ocorre porque a pessoa não está com qualquer dor ou desconforto. 

No mais, tem aqueles casos em que ocorrem imprevistos, como quando o Paciente ou algum familiar adoece por algum motivo ou então surge um compromisso urgente justamente na mesma hora e dia da consulta…   

Antes de tudo, explique os impactos da falta ao Paciente 

Logo na primeira consulta, é importante que o Médico Dentista explique ao Paciente que, caso ocorra alguma situação adversa, é preciso avisar com antecedência, pois uma falta de última hora pode ser prejudicial para os outros Pacientes que precisam do horário em questão e gera perdas financeiras para o consultório.  

É importante também que o Paciente saiba que a agenda do Médico Dentista é preenchida rapidamente e com bastante antecedência. Enfatize que, se ele não avisar sobre a falta com antecedência, terá que esperar um pouco pela remarcação da consulta. 

Importante: o segredo aqui é falar com empatia e delicadeza, para que o Paciente não se sinta pressionado ou desconfortável com relação a isso, combinado? 

Reforce se o tratamento é necessário ou urgente 

Convenhamos, as consultas dentárias não estão no topo da lista de prioridades de todos! Por isso, quando os Pacientes são instruídos sobre os motivos pelos quais o tratamento é essencial e porque a frequência dos atendimentos deve ser respeitada, é mais provável que eles compareçam e concluam o seu tratamento prontamente. Antes de agendar uma consulta, certifique-se de explicar com detalhes o tratamento e reforçar a sua necessidade. 

Fica a dica: esta é uma das melhores formas de conquistar Pacientes leais a longo prazo e reduzir faltas. 

Aposte em lembretes de agendamento amigáveis 

O dia a dia é agitado e as pessoas podem se esquecer dos seus compromissos no último minuto. Por isso, vale enviar mensagens personalizadas com base na preferência dos pacientes para garantir o seu comparecimento. Isto pode ser feito pelo Whatsapp, SMS ou mesmo por e-mail.  

No mais, é essencial manter contacto com os seus Pacientes confirmando a consulta com um ou dois dias de antecedência. Até porque, ao fazer isto, pode encaixar algum Paciente que esteja na lista de espera, caso haja uma desistência. 

É claro que, para que este processo seja feito de maneira eficaz, é necessário que o consultório tenha a sua agenda bem-organizada. Além disso, do ponto de vista da gestão empresarial, quando o Médico Dentista tem acesso a métricas de faltas de Pacientes isto ajuda na maior previsibilidade sobre os gastos e lucros da clínica. 

Aposte num tratamento humanizado 

Sabia que algumas pessoas podem desmarcar consultas por nervosismo, ansiedade ou desconforto com relação aos procedimentos dentários? Por isso, a Medicina Dentária Humanizada deve ser sempre colocada em prática.  

Ao entender a história do seu Paciente, bem como as suas necessidades e preocupações, é possível desmistificar muitas questões que envolvem o tratamento. E, dessa forma, garantir que desmarcações por insegurança sejam evitadas. Para isso, o dr. Paco destaca que é preciso agir sempre com base no diálogo e transparência. Ah, essa aproximação empática com seus Pacientes tem uma capacidade de fidelização muito grande e traz ótimos resultados! 

Incentive os Pacientes a pagar antecipadamente 

Os Pacientes que pagam antecipadamente são mais propensos a manter as suas consultas. Afinal, o pagamento é uma forma de compromisso e funciona como um incentivo para o comparecimento. Já pensou em oferecer um desconto para pagamentos antecipados? Assim, torna esta opção vantajosa para os dois lados! 

‍Demonstre apreço aos Pacientes 

Esta última dica pode soar como senso comum, mas às vezes as melhores soluções são simples e estão bem à nossa frente. Agradeça a cada Paciente por comparecer à consulta e ser um membro valioso da sua família médico-dentária. Expresse de forma afetiva e sincera o quanto eles significam para você. Isto faz com que os Pacientes sintam-se valorizados e evitem desmarcações. 

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