Em Portugal, são colocados cerca de 200 mil implantes por ano, segundo a Associação Portuguesa de Implantologia Oral. Um número bastante considerável, que traz pertinência a uma pergunta: que ações o Médico Dentista pode ter para superar as expectativas de cada um destes Pacientes?
Veja, a seguir, as valiosas dicas da Dra. Cindy Dodo, Especialista em Implantologia, PhD em Reabilitação Oral e Ambassador S.I.N. Implant System.
A Confiança é a base de tudo
A relação Médico Dentista e Paciente deve, antes de qualquer coisa, ser baseada na confiança. Por isso, é importante que o Dentista pratique a escuta ativa e aja com empatia e acolhimento, atento a todas as dúvidas e necessidades do Paciente.
Vale lembrar: proporcionar uma experiência médico-dentária personalizada para cada Paciente eleva a confiança nos serviços do Médico Dentista e, desta forma, o tratamento tende a fluir bem.
Destaque os pontos fortes do tratamento com implantes
É muito importante que o Médico Dentista exponha para o Paciente as vantagens do tratamento com implantes, considerado o procedimento mais eficaz para reabilitações dentárias. Vale citar que o tratamento pode durar a vida toda e que os dentes ficam incrivelmente semelhantes aos naturais, sendo que a higienização é a realizada da mesma forma e igualmente fundamental.
E que os implantes restituem totalmente a função mastigatória e o sorriso perfeito, exercendo um importante papel na autoestima e socialização dos Pacientes, que ficam livres de constrangimentos ao sorrir.
Os Médicos Dentistas que estão comprometidos em atender às necessidades dos seus Pacientes e que oferecem implantes como a melhor opção de tratamento a longo prazo podem alcançar uma grande excelência pessoal e profissional.
Gold Standard no pós-operatório
E aqui, a confiança entra novamente em jogo. É fundamental que o Médico Dentista esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que o Paciente possa ter, seja com relação ao procedimento realizado, ao uso de medicações ou ao que está por vir. Neste sentido, vale contar com a ajuda da equipa do consultório, para que nenhum detalhe sobre cada Paciente seja esquecido.
Afinal, assim como em muitas áreas, as habilidades de gerenciamento e comunicação na Implantologia são resultantes do esforço de uma equipa organizada e eficiente.
É interessante investir tempo na formação da equipa para garantir que todos os membros entendam e valorizem os implantes dentários, ajudando a garantir um acompanhamento e controlo eficaz sobre a situação de cada Paciente.
Pratique a Medicina Dentária humanizada
A humanização na Medicina Dentária tem como objetivo oferecer aos Pacientes um atendimento empático e acolhedor, no qual as suas inseguranças e medos são compreendidos, bem como os seus desejos respeitados.
Mas a Medicina Dentária humanizada não está restrita à relação entre o Médico Dentista e o Paciente. Ela também engloba iniciativas para melhorar a experiência do Paciente, como colocar música ambiente, ligar o aromatizador com essências calmantes, oferecer um chá, e a positividade e o entusiasmo do Médico Dentista devem marcar presença. Estas atitudes contribuem para que, ao invés de ouvir do Paciente um “Deixe-me pensar sobre isso”, o Médico Dentista ouça “Parece-me ótimo. Quando podemos começar?”
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